Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

São José, Homem Santo, Homem Fiel.


No dia 19 eu estava em um retiro de oração no interior de Pernambuco e não pude postar nenhum arquivo sobre nosso amado São José, mas eu não podia deixar essa linda data passar em branco, e mesmo um pouco atrasada deixo aqui a minha homenagem ao nosso glorioso José.



Pai de Jesus, Esposo de Maria e Padroeiro de nossa Comunidade Paroquial São José

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado o Cristo”.

Mt. 1, 16


Quem foi São José?

A Sagrada Escritura nos ensina que “José era um homem justo...”. Um homem simples e trabalhador, que vivia na humildade de Nazaré. Como Deus não faz acepção de pessoas, Ele inclui esse singelo homem no seu plano de salvação. Com isso percebemos que ninguém está excluído dos mistérios divinos. Também nós, residentes em Orlândia e, paroquianos de São José, fazemos parte desse plano de amor e redenção. Deus conta com o nosso testemunho de amor e fidelidade a Ele. Devemos como, o bom José, saber escutar a voz de Deus e nos colocar a disposição de sua vontade. Peçamos ao nosso patrono que sempre interceda por nós e por todos os nossos.

O Pai confiou a São José uma grande e importante missão, por isso, também o cumulou de virtudes e santidade.

“José era justo”. Os santos doutores da Igreja dizem que essa afirmação atesta que José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição. Isso porque ele deixava Deus agir em sua vida.

Sâo José é ainda chamado de “Santíssimo”, o que não acontece com nenhum outro santo.
Ele era da família de Davi, a qual devia dar ao mundo o Salvador. Da estirpe de Davi devia nascer o Messias prometido. “Que honra e que dignidade! Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol de justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Os Anjos honram-no e cumprem suas ordens”.

Venerar São José e tê-lo como nosso Padroeiro é uma grande graça e presente do céu, pois esta é uma excelente devoção. José é assim honrado porque sempre esteve ao lado e junto de Jesus e Maria. É uma sólida devoção, por isso a Igreja e os Papas sempre a recomendaram e os Santos Doutores propagam e aconselham essa prática. Quem é guiado por São José não se desvia, avança sem cair, sem recuar, a passos gigantes em direção a Deus.

Santa Tereza de Jesus, santa carmelita, diz: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de lhe ter pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado”.

Quisera persuadir o Mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele não crê e verá, por si mesmo, que imenso bem é o recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser se devoto”.

São José é invocado como Padroeiro da Igreja Universal, Advogado dos lares cristãos, modelo dos operários, Protetor dos agonizantes, entres outros.



10 comentários:

  1. Que lindo! Ainda vai dá para usar no grupo.Valeu! Que São José te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Que susto, pensei que tinha esquecido de nós rs.Entrei no blog no final de semana e não vi postagens novas, fiquei triste rs. Linda a vida do nosso José. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Assim como Maria, José também nos foi muito importante, um homem realmente de fé. Viajou foi? da proxima vez deixa um recadinho entrei e não vi postagem nova, fiquei preocupado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Me deixou com saudades viu! Mas que bom que vc foi se abastecer.Saiba que já estais nas minhas orações diárias.E que São José providencie tudo que desejas.

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que existem pessoas como vc. São intrumentos de Deus na nossa vida.
    Deus te abençoe irmã!

    ResponderExcluir
  6. Ah! São José, homem santo, homem fiel a sua pureza eu quero ter para agradar a Deus...
    Que São José nos abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Estou pedindo a São José um homem santo para mim.

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de São José. Legal contar a vida desse homem que participou da história da salvação.

    ResponderExcluir
  9. Como é bom saber que ainda existem jovens com mentes voltadas para o bem. José foi o exemplo de fidelidade e fé para nós. Parabéns jovem! ÉS especial para Deus!

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal! Prometo da próxima vez que me ausentar deixar um recadinho rsrs. Bergamo, fiquei feliz em saber que estou nas suas orações, obrigada preciso muito das orações de vocês.Mlilene, é isso mesmo irmãzinha, ninguém melhor que São José para nos ajudar a encontrar o Homem de Deus que precisamos.Carmem, Pedro e Glauco, sejam bem vindos e voltem sempre!
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir