Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

O AMOR É A MELHOR ESCOLHA.

 
Todos os dias fazemos escolhas nas nossas vidas. Algumas escolhas são simples, outras mais complexas. Escolhemos a roupa, os sapatos, a alimentação, o trajeto. Escolhemos a escola, o trabalho as prioridades. Como não é possível resolver todos os problemas de uma única vez, vamos escolhendo aqueles que precisam ser solucionados antes. Escolhemos no supermercado, na loja, a forma de pagamento.

Algumas escolha simples ficam complicadas quando complicamos a vida. Fazer um almoço torna-se um calvário para quem está angustiado. Ter de escolher o que fazer o que fazer e que agrade as outras pessoas da família parece um trabalho insano.

Escolher a escola dos filhos. Escolher a mudança de emprego . Aos poucos as escolhas vão exigindo reflexão e o resultado da escolha vai ficando mais sério. Uma coisa é escolher a comida errada no cardápio, e decidir que não vai pedir mais aquele prato . Outra coisa é perceber que casou com a pessoa errada. A escolha do casamento tem de ser mais demorada do que a do produto de uma prateleira em um supermercado.

Como somos imperfeitos, a dúvida sempre fará parte de nossas escolhas. E é diante das dúvidas que amadurecemos. Pessoas que têm certezas absolutas erram mais e sofrem mais com isso. A dúvida nos torna mais humildes, mais abertos ao diálogo.

Nesses momentos é que percebemos nossa maturidade frente aos obstáculos. Os mais concretos ou os mais abstratos. Darei uma modesta sugestão:

Diante das dúvidas que surgirem, escolha o amor. Diante de sentimentos mesquinhos, como a inveja, o ciúme, a vingança; escolha o amor. Antes de falar, pense. Mas pense com amor. Antes de agredir, lembre-se de que o tempo da cicatriz é mais demorado do que o tempo do comedimento. Antes de usar a palavra como instrumento de maldizer, lembre-se de que o silêncio é o grande amigo e de que, na dúvida o outro deve receber a sua compaixão. Diante do comodismo, da alienação, escolha o amor em ação. Assim fizeram os apóstolos, mesmo sabendo que seriam incompreendidos; assim fez Francisco de Assis, quando ousou chamar a eu todos de irmãos, assim fez Madre Tereza de Caucutá que fazia a escolha do amor diante de cada próximo que dela precisasse.

Diante da boa dúvida, é bom pedir ajuda. Para os irmãos e para Deus, a essência do amor. Os desafios são muitos. É por isso que sozinho fica difícil. Como diz a canção: “ eu pensei que podia viver, por mim mesmo. Eu pensei que as coisas do mundo não iriam me derrubar”.

E a oração continua e, com ela, a nossa certeza:

“ Tudo é do Pai. Toda honra e toda glória . É Dele a vitória alcançada em minha vida.”

7 comentários:

  1. Quando o Alexandre me indicou o blog, achei besteira, mas hj me deu vontade de entrar, nossa que artigo lindo, era o que eu precisava ouvir no dia de hj. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Estou viciado no seu blog, qnd chego aqui no trabalho abro logo para ver se tem artigo novo. Esse é maravilhoso, que pena que moramos tão longe. Realmente se escolhecemos sempre o amor o mundo seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. "Como somos imperfeitos, a dúvida sempre fará parte de nossas escolhas. E é diante das dúvidas que amadurecemos. Pessoas que têm certezas absolutas erram mais e sofrem mais com isso. A dúvida nos torna mais humildes, mais abertos ao diálogo."
    Em todo o blog só essas palavras me tocaram, mas não fique feliz, porq ainda não tiro o chapéu para vc não.

    ResponderExcluir
  4. Sem o amor nada seriamos, que lindo vou ler esse seu texto amanhã no café da manhã aqui da empresa.Lindo!

    ResponderExcluir
  5. Fui muito tocada ao ler esse texto, estou com um cunhado morando na minha casa, e ele está atrapalhando muito meu casamento, mas como vc disse tenho que escolher o AMOR, hj ia esclher botar ele para correr de lá, vc foi resposta p mim. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Mary, que alegria saber que algo lhe tocou no nosso blog,quem sou eu para que alguém tire o chepéu para mim, tiramos o chapéu para Jesus, pois é ele o autor de tudo, sou apenas um instrumento nas mãos dele.Mande um e-mail, para que possamos conversar melhor, estarei sempre aberta ao diálogo saudável e repleto de paz.Saiba que ès sempre bem vinda e que Deus muito te ama! Um forte abraço!

    ResponderExcluir