Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

AFETIVIDADE


Dedico esse artigo ao Grupo Yeshua de Rio das Ostras RJ, que Deus abençoe o encontro de vocês e que a partir dele o estado do Rio de Janeiro seja contemplado com mais jovens renovados para fazer  parte do nosso exército em busca da SANTIDADE.

     Quando falamos de afetividade, mostramos a relação que pode existir entre homem e mulher- é a relação afetiva - onde tanto o homem como a mulher vão buscar sua afetividade juntos. Vão dar início a um novo processo de amar e de ser afetivamente unidos em particular, a relação é só do casal sem intromissão de ninguém.
Ser afetivo é deixar amar-se; o homem conquista a mulher e ela por sua vez se deixa conquistar pelo homem, faz-se assim um laço de afetividade. Este laço não pode ser quebrado, pois é momento de entrega e principalmente de conhecimento afetivo. O laço é quebrado com a traição, a desconfiança, o desamor e as demais coisas que hoje a nossa sociedade apresenta através dos MCS (Meios de Comunicação Social).As novelas de televisão nos mostram a traição (adultério) como uma coisa normal, que pode acontecer com qualquer casal.Os jovens se identificam com a TV, e automaticamente se identificam com o adultério da TV. É "fácil demais". Assim nossa afetividade dá lugar a paixão que atualmente leva os jovens a se entregarem à sociedade mundana que "está na moda".
    Devido a tantas formas de nos afastarmos da afetividade é que devemos lutar com toda força para reconquistar e cada vez mais vivenciá-la em nossas vidas. Deixar tudo o que é do mundo, e procurar as coisas que vem de Deus. Dizer um "basta" as vontades próprias e se entregar a Jesus.

Somos criaturas feitas de amor, com amor e para amar (cf. Jo 4,16)

     Deus nos mostra o novo nascimento do amor, da relação afetiva. A afetividade vem trazer a sexualidade. É uma necessidade que se for dada continuidade resultará em uma sexualidade de amor e não uma sexualidade de puro sexo; atravessa a sexualidade e chegamos a genitalidade. Esquecemos que a afetividade trará, no tempo certo, a sexualidade, e daí chegarão a genitalidade, pois Deus é o criador e deu ao homem a tarefa da procriação. O amor é a chave de uma vida jovem no Espírito.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como bronze que soa, ou como címbalo que retine" (I Cor 13,1).



    Porém existem pessoas que acreditam que o amor pode se desgastar com o tempo, pela falta de atitudes amorosas e afetivas. É verdade que assumir logo de início as atitudes de casal – relações sexuais, vida em comum - tem como efeito impedir muitas vezes o aprofundamento do amor, interromper sua construção, viciar a sua verificação. O amor não é só o fogo do sentimento, não é só um flash de uma paixão.

"O Amor é mais forte do que a morte; O fogo ardente do amor é uma chama divina!

Toda água dos oceanos não seria suficiente para apagar o fogo do AMOR" (ct 8,6)

    O sacramento do matrimônio dá esta capacidade de renovar o amor bebendo da fonte que é o amor. Temos que valorizar a vida matrimonial; trabalhar nossos jovens sobre a importância e a beleza de um matrimônio sadio e bem feito; e ver os frutos desta criação que Deus-Pai nos deu, é uma graça maravilhosa que Deus coloca nas mãos do homem. Temos que ter uma juventude para Jesus e se isso significar ser santo é a santidade que teremos que buscar!Precisamos de jovens santos, de famílias santas, de amor, namoro e casamentos SANTOS. Santos para Deus para podermos dizer para Jesus: Toma, Senhor, nosso coração é teu, único e exclusivamente TEU.
    O homem foi criado por Deus com uma carência afetiva.O homem vai precisar da mulher, uma companheira, uma pessoa que resolveu deixar tudo para viver com ele. Muitas das vezes esta carência pode tornar-se doentia; daí tem origem o ciúme, o desinteresse pelo casamento, ou sua continuidade. Podemos assim fazer uma relação com o matrimônio, noivado e namoro, isto é, um mau casamento é reflexo de um mal noivado, e um mal noivado é resultado de um mau namoro. O namoro de jovens deve ser santo e suas atitudes serão santas, construindo assim uma nova vida de jovens renovados no Espírito, de jovens transformados, e essa atitude de transformação provém da criação.
    O grande problema dos jovens no namoro é ultrapassar o "sinal vermelho". Temos que ter um limite de chegada, pois é na falta desse limite que encontramos jovens ainda não maduros à frente de famílias, que encontramos um alto índice de prostituição, de menores carentes, de jovens que fogem de casa revoltados com seus pais. Ultrapassar o "sinal vermelho" é dar um tiro na vida!
    Na vida nova que Jesus nos convida a assumir e a ter convicção no que afirmamos; dar esse tiro na vida significa selar a entrada a santidade no corpo, no amor e nas feridas abertas não cicatrizadas. O homem tem carências afetivas, mas isso não quer dizer que começaremos a brincar com os sentimentos dos outros, brincar com o sexo e abusar dele fazendo o que bem entender.

     A afetividade é amor, puro e de maneira santa. Somos chamados por Deus a santidade e a uma nova vida no Espírito. Temos que exercitar um namoro santo, pois a Igreja precisa de jovens santos, para com eles se tornarem verdadeiros santos. Carência afetiva é uma necessidade e o uso indevido vem torná-la pecado e impureza para o Nosso Deus. A afetividade nos apresenta a maturidade de três maneiras:

• Maturidade Psicológica - Quando o jovem se toma maduro nos pensamentos, começou a ter uma visão de mundo não infantil, mais jovem, de maneira mais crítica.

• Maturidade Física - Quando o jovem amadurece em seu corpo, o homem toma forma de homem: voz, músculos e seus órgãos masculinos se desenvolvem e ficam adultos; o mesmo acontece com a mulher. Isso significa um corpo podendo ver uma maturidade apenas física.

• Maturidade de Atitudes - Quando o jovem alcança sua maturidade nas atitudes e atos; quando começa a perceber com a maturidade psicológica o que vem a ser certo e o que vem a ser errado.

    A maturidade é sinal de que caminhamos na estrada certa, que evoluímos ao projeto de Cristo. A imaturidade é sinal de que decaímos no oceano da desilusão e atravessamos a linha imaginária do pensamento não - evolutivo, para o pensamento não – involutivo; seria um sinal a saída pós-maturidade do jovem a vida que o mundo oferece, aos prazeres sociais que hoje conquistaram todos os extremos do mundo.
    Por fim, a maturidade é sinal de responsabilidade. Ser responsável em estar com o outro respeitando, faz o amor crescer; ter responsabilidade tal qual a de um marido com sua esposa. A maturidade é o grau que temos que buscar como jovens que querem ser santos, que querem servir a Deus como Santos hoje! Na sociedade, na escola, na rodinha de amigos, ser santos, esta é a palavra chave de nosso grito. Queremos ser santos hoje. Nossa plena maturidade é alcançarmos a maturidade psicológica, física e de atitudes.


12 comentários:

  1. PERFEITO! Muito obrigada,eu e todo o grupo somos muito gratos.Se tivessemos dinheiros iamos trazer vc para pregar para nós.
    Beijos e mais uma vez OBRIGADA! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Você esqueceu de dizer se é casada? rsrs brincadeira! maravilhoso esse seu artigo,bom seria se todos aderissem a um namoro santo,assim não haveria divórcio.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por nos dedicar o artigo,vc está famosa aqui no nosso grupo.Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Liliane, quero e agradecer pelo artigo, vou fazer uma das pregações e saiba que foi muito útil para mim. Deus te abençoe, e que vc continue ajudando a quem tem menos caminhada.
    Um abraço Melissa (YESHUA) Rio das Ostras RJ.

    ResponderExcluir
  5. Oi,faz apenas 1 ano que caminho em um grupo de oração aqui em Macéio e tenho muita inveja das minhas amigas que tem namoros santos.Já não sou mais virgem, e todos os namorados que arrumo sempre querem algo a mais, isso me deixa muitas vezes em depressão e muito angustiada.Vi esse artigo no seu blog e chorei de remosso por tudo que já fiz de errado na vida.Reze por mim.

    ResponderExcluir
  6. Liliane obrigada pela atenção que nos prestou,nos ajudou muito.Eramos de um grupo jovem sem ser da renovação e Deus nos conduziu a resgatar as jovens que vendia o corpo aqui em Rio das Ostras,pois a prostituição de addolescentes aqui é muito grande.Depois de um show de Anjos de Resgate que fomos em Lumiar um interio próximo, nos apaixonamos pela renovação carismática e nosso chamado aumentou, Deus nos falava através da passagem de madalena. Nos tornamos renovação a 1 ano e precisamos muito de pessoas como vc para nos ajudar,hoje temos 45 jovens no grupo e 15 são ex-prostitutas. Para nós já é uma vitória.Por isso precisamos sempre ptrabalhar os temas afetividade e sexualidade cristã nos nossos encontros.A orientação do Pe Alirio foi muito boa e o artigo foi 10. Obrigada vc foi um anjo de Deus para nós. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Eu não disse que o undo precisa de pessoas como vc! olha ai os frutos !abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá,sou de Lumiar RJ,e gostaria de saber se teria como você me indicar um livro de intercessão,tipo formação.Seria muito grata.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Oi galerinha de Rio das Ostras! Que bom que o artigo ajudou a vocês, fiquei muito emocionada com a linda história de vocês, que linda missão Jesus lhes deu. Que Deus ilumine cada dia mais a caminhada do YESHUA e saibam que estarei sempre aqui para ajudá-los.
    Um forte abraço em todos.

    ResponderExcluir
  10. Milene

    Você conhece a história de Maria Madalena? Ela era uma prostituta, até o dia que Jesus a encontrou e a libertou, a partir desse dia ela virou uma seguidora de cristo. Hoje é a Santa Maria Madalena. Deus não quer saber do nosso passado Milene, mas sim do nosso futuro se você errou e já confessou, agora é seguir em frente sem ficar se torturando, pois tenha certeza que Deus não lembra mais do que passou.Em relação aos namorados, acho que você deve está procurando homens santos nos lugares errados, homens santos estão em lugares sadios, onde Deus também possa estar. (reflita sobre isso).Não tenha mais inveja, o homem de Deus que você deseja já está por ai, agora é só pedir a Deus para te ajudar a encontrá-ló. E não deixe que o inimigo te incomode mais com o passado, o importante é que hoje você quer e deseja uma vida santa.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Obrigadaaaaaaaaaaaa! você foi um anjo que Deus nos enviou. Que Deus te dê em dobro todo o bem que nos fizeste e estais fazendo.

    ResponderExcluir