Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A educação dos sentimentos!

A preocupação dos pais e professores muitas vezes está focada no desenvolvimento da competência cognitiva ou exclusivamente da memória dos filhos e alunos. É preciso ir além. Um olhar para os sentimentos nos ajuda a compreender melhor o ser humano, que é razão e emoção. E ajuda também a entender por que há pessoas mais equilibradas e outras entregues ao destempero e ao desamor.

Nossa vida é como um fluxo contínuo em que vivemos sentimentos alegres e tristes, libertadores e escravizantes. Conhecemos pessoas, e com elas, a crueldade, o abandono, a ternura, a generosidade. Em nossas histórias, os pais são os primeiros que deixam as suas marcas. Depois as outras pessoas próximas, a mídia, o mundo e, assim, vamos nos construindo. Com o tempo, percebemos que algumas dessas pessoas nos feriram profundamente. E essas marcas ficam nos incomodando.

Guardar rancor é como guardar bolor, guardar sujeira. Faz mal. Libertar-se desses sentimentos menores exige uma postura nova. Exige alguma capacidade de viajar pelo tempo e relembrar marcas lindas de momentos e pessoas inesquecíveis, de gestos de gratidão, solidariedade e amor. Mesmo naquelas pessoas que nos deixaram alguma dor.



Há uma antiga história de um lenhador que tinha um único filho de poucos meses e uma raposa, tratada como um bicho de estimação, de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador ia trabalhar e deixava sua amiga, a raposa, tomando conta do bebê. Quando ele voltava, a raposa fazia festa pela sua chegada. Seus conhecidos alertavam para os riscos, diziam que era um animal selvagem, que não era confiável; ao que ele respondia: “ mas ela é minha amiga”. E as pessoas falavam e falavam dos perigos da raposa e de que um dia ela com fome, devoraria a criança. Certa vez, chegando em casa cansado e cheio de tanta falação, encontrou a raposa com o mesmo sorriso de sempre, mas com os dentes ensangüentados. O lenhador não teve dúvida; tomado por um ódio incomum, com uma única machadada, partiu a cabeça da raposa. E correndo foi ver o filho. Quando entrou no quarto, viu que dormia tranquilamente ao lado de uma cobra morta.

Platão filósofo grego dizia que quando um ser humano pensa antes de agir, nunca escolhe o mal. O problema é não pensar. É ser impulsivo, incontinente. Santo Agostinho, o filósofo do amor, vai um pouco além, quando sentimos a presença de Deus, nossos sentimentos ganham outra educação.

Por mais dura que tenha sido uma experiência de vida, é preciso olhar para frente, para o fundo, e viver o que nos resta. Deixe o passado no seu lugar, no tempo de ontem. Dele pegue apenas a experiência para viver melhor o hoje e o amanhã. E mais uma sugestão: pense duas vezes antes de ouvir falatórios e matar a raposa. Veja primeiro como está seu filho e agradeça.

10 comentários:

  1. Mudou o painel do nosso blog. Ficou lindo. Aprovado.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que ensinamento maravilhoso,realmente tudo seria diferente se pensassemos antes de agir.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A partir de hoje, pensarei muito antes de agir, a histórinha teve um final triste mais muito sábia foi a sua moral. Sua metodologia na escrita é simplismente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. O Padre Paulo falou de vc hoje na missa, disse que a igreja precisa de evangelizadores corajosos, que entrem para evangelizar até nos lugares onde o inimigo mais age.Ai ele te deu como exemplo que evangeliza na internet e que faz jovens como nós terem uma leitura digna e repleta de ensinamentos. Tais famosa viu menina!
    Você merece, és muito abençoada mesmo!
    Que Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus que juventude fofoqueira!!!! Já foi falar da pregação do Padre para a recifense rsrs.Mas, foi verdade mesmo, você serviu de exemplo para nosso Padre e a comunidade ficou toda curiosa para saber quem é você.
    Um abraço e bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo o nosso blog. Eu também estava nessa missa, e concordei com o Pe Paulinho.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Sofro com umcancer de pele a 13 anos,mas sei que Jesus vai me curar. Rezem por mim!

    ResponderExcluir
  8. Falei do teu blog para a comunidade Shalon, aguarde mais seguidores rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. paz ...
    Sou o Moacir Campos da comunidade Shalon em Fortaleza, me emocionei ao ler seu artigo, sábias palavras meninas, virei membro do seu blog. Deus abençoe!

    ResponderExcluir